Quem somos

O Programa de 6-sigma da Escola EDTI

A criação do programa de 6-sigma da UNICAMP

Nossa história se confunde com o desenvolvimento do programa de Green Belt e Black Belt da Unicamp. Na década de 90, o sócio fundador da Escola EDTI, prof. Dr. Ademir Petenate, criou em parceria com a IBM o mestrado profissional em Qualidade da UNICAMP. Esse programa foi o primeiro desse tipo do Brasil e é referência para os outros mestrados profissionais desenvolvidos no Brasil atualmente.


No ano de 1998 a Compaq (HP) procurou o prof. Ademir, em sua sala no departamento de estatística da UNICAMP, para formatar uma parceria e criar um programa de 6-Sigma na UNICAMP nos mesmos moldes do programa de sua unidade nos EUA.

Nos Estados Unidos quem ministrava os cursos de Green Belt e Black Belt era a API (Associates in Processes Improvement) e o Ademir foi para lá buscar as referências para a criação do programa da UNICAMP. Nesse momento é criada uma estreita ligação entre a EDTI e a API, culminando com a colaboração na definição operacional de melhoria, publica pela API em seu livro, tradizo para o português pela Escola EDTI, Modelo de Melhoria, uma abordagem prática para a melhoria de processos baseada nos ensinamentos do principal da mentor dos consultores da API, Dr. William Edwards Deming.

As primeiras turmas de Black Belt da UNICAMP

Durante os primeiros anos as atividades foram muito intensas, empresas como Compaq, TRW, Unibanco, Fumagalli e Microsoft procuraram o prof. Ademir buscando sua coordenação na implementação do 6 Sigma.

Para que os aprendizados fossem internalizados e os projetos de 6-Sigma produzissem resultados positivos foi desenvolvido o modelo de acompanhamento de projetos, onde as equipes se reuniam semanalmente com a equipe do prof. Ademir para tirar dúvidas e direcionar os esforços de melhoria, obtendo grandes reduções de custos nessas organizações.

A Escola EDTI

No ano de 2009 o prof. Ademir e o prof. Marcelo fundam a EDTI com o objetivo de atender a alta demanda por projetos e cursos voltados a área de melhoria de processos. No mesmo ano, em consonância com as necessidades do mercado, decidem revisar os cursos de Green Belt e Black Belt para torna-los mais práticos e dinâmicos.


Buscando a disseminação desses conhecimentos imprescindíveis para qualquer organização moderna a Escola cria diversos cursos gratuitos, como White Belt e Princípios Básicos do Lean e inova no oferecimento de seus curso com duas novas modalidades: a transmissão ao vivo pela internet, com interatividade total, e os cursos online em plataforma EAD.

Palavra do presidente

A EDTI, com base em uma longa experiência de trabalho de consultoria em diversas indústrias, está plenamente capacitada para treinar e orientar equipes em atividades de melhoria, desenvolver processos de inovação e dar suporte à análise de dados (inteligência analítica) para subsidiar decisões de negócios.

Para permanecer no negócio e crescer as organizações precisam canalizar esforços para produzir produtos e serviços que os clientes desejam e pelos quais estão dispostos a pagar. Um desafio permanente da liderança é identificar oportunidades para aumentar o valor de seus produtos e serviços sob a ótica dos clientes e envolver seus colaboradores em atividades que transformem as oportunidades em realidade. Isso requer o domínio por parte da organização de um método eficiente e eficaz de realizar melhorias.

A EDTI acredita que a formação sólida de seus consultores, aliada à experiência e conhecimento do mercado, são fundamentais para ajudar a liderança da organização na exploração de oportunidades de crescimento.

Dr. Ademir José Petenate, Sócio fundador da Escola EDTI, e Professor da UNICAMP desde 1974


Site www.escolaedti.com.br

Voltar ao topo